sábado, 26 de julho de 2008

SÉRIE B, PARTE 1

Trinta dias antes do início da competição, fizemos uma projeção dividindo os trinta e oito jogos, em três etapas. A primeira, encerrou-se neste sábado. Hora de uma avaliação.

A campanha do ABC supera nossa projeção. Traçamos como objetivo para o Mais Querido, não frequentar a zona de rebaixamento. Meta alcançada com sobras.
Apenas em uma rodada, o alvinegro não situou-se entre os dez melhores.
Devemos buscar a manutenção entre os dez primeiros, na segunda etapa que tem inicio nesta terça em Barueri. O ABC sofreu apenas duas derrotas. O Ponto negativo tem sido os sucessivos empates em casa. A ótima campanha fora, é inédita no futebol do RN.

Em relação ao acesso, três clubes que elencamos como favoritos às vagas, estão confirmando presença na série A 2009: Coríntians, Ponte Preta - que marcou seis pontos nesta semana - e Juventude vindo de duas derrotas que o fizeram perder a segunda posição.

Na zona de rebaixamento, CRB e América confirmam nossas projeções. A inesperada presença do Fortaleza, nas últimas rodadas, ratificam a dificuldade dos clubes nordestinos em desgarrar-se do rebaixamento ao cair na zona do descenso.

JUNTA MAIS ESTE EMPATE
O jogo com o Brasiliense começou com o ABC reeditando as dificuldades em vencer em casa nesta série B. Chegando ao ataque com poucos jogadores, o meia Jean Carioca e o ala esquerdo Allisson em tarde infeliz. Duas faltas desperdiçadas. A equipe tentou chutes de meia distancia, porém sem nenhuma pontaria para assustar o frágil e envelhecido adversário, onde o meia Athyrson parecia um atleta de sumô.

A entrada do Jobson na vaga do apagado Dimba, deu mais velocidade ao visitante que abriu o placar através de um pênalti. Ferdinando nem esperou o desfecho da cobrança para chamar Ivan, que viria a ser o nome do jogo. A substituição gerou um fato novo, pois Allisson foi o atleta substituído, passando o ABC atuar com três atacantes.
Atuando pelas extremas, receita infalível para abrir defesas, Ivan marcou o gol do empate.
Um descuido da ótima defesa alvi-negra, propiciou nova vantagem dos visitantes.
Novamente Ferdinando, ousou ao lançar Vainer no lugar de Márcio Santos, abrindo mão dos três zagueiros. Gostei da formação do ABC no 4-3-3 que chegou ao novo empate através do Marcelo Silva que melhorou o rendimento da meia cancha ao entrar no lugar de Jean Carioca na volta do intervalo.
Acho que o Professor Ferdinando deve manter o esquema 3-5-2, vitorioso nos jogos fora, mas é recomendável variações para os jogos em casa, onde devemos tomar a iniciativa e buscar o Gol a partir do apito inicial do árbitro.

SUB 20 PERDE INVENCIBILIDADE
A derrota para a boa equipe do Upanema (1x2), que realiza bom trabalho, foi a primeira no estadual. Sábado próximo o jogo da volta da semi-final do returno. Vitória por qualquer placar, coloca o clube do povo na final.

OPERAÇÂO IMPACTO
Natal cesceu muito nas últimas décadas. Nos anos setenta, OPERAÇÃO IMPACTO era assistir o conjunto IMPACTO CINCO nas domingueiras dos clubes da cidade. Hoje, são QUATORZE os integrantes da OPERAÇÃO IMPACTO, que enlamea a cidade.

Nenhum comentário: