quarta-feira, 1 de maio de 2019

O FUTEBOL E O MUNDO DO TRABALHO

A Recoluçao Industrial modificou a forma de produçao, necessitando trabalho coletivo.
Surgida na Inglaterra, igual ao esporte mais popular do planeta, o futebol foi utilizado para propagar a ideologia britanica, mundo afora. O proprio nome futebol association, Suas regras, as funçoes dos atletas tinham ligaçao com a nova forma de produçao em série.
Nessa perspectiva, Empresas de força e Luz, Industrias de tecidos criaram equipes de futebol.
Na America do Sul, importantes clubes foram criados. O Ferro Carril Oeste, na Argentina. O Bangu AC da fabrica de tecidos, existe desde 2004. Clubes ferroviarios foram criados Brasil afora.
Hoje na serie B do Brasileiro, temos o Operario Ferroviario/PR, O Oeste de Itápolis/SP . Na serie C o Ferroviario AC do Ceara. A Associaçao Ferroviaria de Esportes de Araraquara/SP é outra tradiconal agremiacao.
O Operario FC de Campo Grande/MT já disputou as semifinais do Brasileirao em 1977. Em Petrolina/PE há um clube com nome de 1o. de Maio.
Vale registrar tambem as relaçoes de trabalho entre clubes e atletas.
Na Inglaterra, o profissionalismo existe desde o século XIX. No Brasil, instituido em 1933. Trazido para o Brasil através de jovens que estudavam na Europa,  sua prática era restrita as elites no inicio do século XX. Negros e pobres não tinham acesso aos clubes.
A modalidade caiu no gosto da populaçao, sua prática foi massificada e jogadores de boa tecnica surgiram nas periferias, despertando o interesse dos clubes.
Passaram a ser chamados a jogar, recebendo pagamento de forma clandestina, tendo em vista a proibiçao.
Surgia a expressao "Bicho" pago até hoje nos clubes brasileiros. O valor pago era vinculado aos numeros do jogo do Bicho.
Hoje o futebol gera muitos empregos e sustenta várias familias de atletas e profissionais de Comissao tecnica e gestao.


Nenhum comentário: