terça-feira, 30 de setembro de 2008

UM ALVINEGRO DOURADO

Foto: Tribuna do Norte
“Olha a hora, Torcedor”.

A convocação, precedida pelo inconfudível toque de uma gaitinha, era a trilha sonora do inícios das tardes de Domingo no futebol potiguar dos anos setenta.

Mário inspirava-se em Ary Barroso, também flamenguista, Que utilizava o som de uma gaita durante suas narrações Esportivas.

“Eu não quero nem olhar”

A frase costumeiramente proferida por Barroso, também era usada por Dourado, ao reportar-se a uma falta que levaria perigo, especialmente com Alberí na cobrança.

Em um período que os homens de imprensa evitavam Falar abertamente de suas preferências clubísticas, Mário dizia-se torcedor do modesto Ferroviário.

“Esporte Educação”

O jargão referia-se ao Basquetebol, segunda modalidade praticada no País naquela época.

Meu tio Edson Renovato, também ex-atelta, sempre incluía o nome de Mário Dourado em suas conversas sobre o “bola ao cesto” .

Ao afastar-se do trabalho no Rádio, tornou-se presença constante nos jogos do ABC no então estádio Castelão.

Inúmeras vezes, o ví em comentários com meu pai, Que deve estar recepcionando-o no Céu.
Seu filho, hoje Dr. Mário Emílio foi contemporâneo do mano Cláudio e do primo Enio no Salesiano São José. Comemoramos juntos a aprovação de todos nós no Vestibular da UFRN em 1982.

Dona Maria Dourado, senhora sua mãe, doce figura que conhecí ao morarmos no mesmo prédio no Barro Vermelho no final dos anos noventa.

Tomei conhecimento da “passagem” do Mário Dourado, Somente no domingo à noite.

Quero crer que após o jogo do último sábado presentiu o término de seu ciclo aqui na Terra. Certamente estará Intercedendo no Céu para que os anjos livrem o Mais Querido de uma volta para o inferno da série C.

Tenho minhas dúvidas de como anda a imagem do ABC Lá nas alturas. Ainda bem que a da Frasqueira é Imaculada, e os torcedores agradecem antecipadamente ao Senhor.

RETORNO
Jardim de Piranhas retorna à primeira divisão do estadual com o título do Independente.

BASES
ABC 10 x 1 União, Palmeiras 4 x 0 Guarani, Arsenal 1 x 1 Natal, América 2 x 4 Vênus, Comercial 2 x 1 Monte Líbano, os principais resultados do estadual sub 17 no final de semana.

OCOTOGONAL
Definida a primeira rodada das finais da série C :

Confira a 1ª rodada do octogonal final:04/10Águia-PA x GuaraniBrasil-RS x Rio Branco-ACDuque de Caxias-RJ x Confiança-SECampinense-PB x Atlético-GO

COPA SÃO PAULO
Inscrição de atletas termina dia quatorze. Representante o estado, mais uma vez, Recomenda-se ao ABC, especial atenção Para a competição.

Nenhum comentário: