sexta-feira, 20 de setembro de 2013
O BOLA DE PRATA
A Câmara municipal de Natal, prestou justa homenagem a ALBERI Ferreira Matos. Proposição do vereador Aquino Neto, foi concedido título de cidadão natalense ao maior jogador da história do futebol Potiguar.
O Negão/70 foi um dos ídolos da minha infância/adolescência. Chegou em Natal em 1968, contratado por empréstimo ao Santa Cruz de Recife, por iniciativa do saudoso José Prudêncio Sobrinho. Tornou-se a principal atração do ABC.
Esbanjava elegância atuando como meia ponta de lança, diversas vezes artilheiro do nosso campeonato.
Chutava bem, tanto com a direita como a esquerda. Exímio cobrador de faltas, lançava com extrema precisão.
Deixava os companheiros na "Boca do gol". Em 1969, o centroavante João Galego, adquirido junto ao Palmeiras das Rocas, terminou o campeonato como artilheiro, graças as bolas "açucaradas" que recebia de Alberí.
O craque do ABC popularizou-se junto a Frasqueira. Quem não lembra do jornaleiro "Alberis", um negroque procurava imitar a forma de andar do Negão.
Presenciei diversas atuações memoráveis de Alberí. Destaco um 3 x 3 diante do Campinense em Campina Grande em 1971.
Fui ai jogo acompanhando meu Pai, atendendo convite do Tio Elias Borges. Viajamos no automóvel do então presidente do ABC, Dr. Amaro Marinho.
1972, foi o ano mais glorioso de Alberi. As atuações de gala no Brasileirão, notadamente diante do Flamengo(0x0), Santa Cruz ABC 2 x 0), Botafogo (ABC 2 x 1), Palmeiras (2x2)(Estes dois últimos, finalistas do campeonato), proporcionaram a conquista do troféu BOLA DE PRATA. ALberí superou Leivinha e Tostão, na época, craques da seleção brasileira.
Em 1973, O tetra campeonato, a excursão a europa, o jogão diante da Seleção da União Soviética (2x2) no retorno a Natal. Naqule ano, as bandeiras do ABC, espalhadas por toda Natal, traziam a expressão "Internacional", como o Negão Alberí. Um jogador espetacular, que tornou-se de fato e de direito, Cidadão Natalense.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário