quinta-feira, 15 de novembro de 2012

BASES

O GOL DE PLACA do feriado é dedicado as divisões de base.

Inicialmente, registrando que a FNF precisa estender o apoio obtido para o campeonato de profissionais às competições da base.

Cobranças de altas taxas de incrição, custos com arbitragem, inviabilizama a participação de muitos clubes nos certames.  Também se faz necessário a definição de um calendário para as divisões de formação de atletas.

Particularizando para o nosso ABC, o clube já conhece a tabela da Copa São Paulo de juniores,
primeira competição da gestão do centenário. Imperioso que o Mais Querido volte a formar atletas
para o primeiro escalão do futebol brasileiro.

Concluo ressaltando a importancia da formação de atletas e transcrevo trechos da coluna folha esportiva, assinada poe Claudemir Gomes na Folha de Pernambuco :


 Receita infalívelO técnico do Fluminense, Abel, que domingo se sagrou campeão brasileiro, revelou que, do grupo de 26 jogadores com que trabalhou na Série A, 11 foram garimpados nas divisões de base do clube. O segredo do sucesso do Flu foi equilibrar o elenco com jogadores experientes e vencedores, e jovens promessas.

Exemplos
Nenhuma novidade no planejamento realizado por Abel. Os grandes clubes pernambucanos já utilizaram à estratégia de aproveitamento da prata da casa, foram vitoriosos nas experiências, mas não conseguem repetir o que deu certo.

Fundamental
Existe um detalhe no trabalho desenvolvido por Abel que é fundamental para o aproveitamento dos jogadores de base vingar: a responsabilidade de levar o time às vitórias tem de ser dos atletas experientes. Os jovens são coadjuvantes.

Nenhum comentário: