sábado, 17 de março de 2012

INVESTINDO NA BASE

"Vitória da sociedade brasileira". Esta foi a melhor definição que encontrei para o fim do "reinado" Ricardo Teixeira na CBF. Seu substituto José Maria Marín, está longe de ser o dirigente ideal para comandar o
futebol brasileiro, levando vantagem em relação ao antecessor por ter vida clubística (aifrmam que chegou
a jogar no Santos), frequentar estádios e efetivamente gostar de futebol.

Alguma boas novas na CBF,  já na primeira semana : A  contratação de dois funcionários para trabalhar nas divisões de base do Brasil. Emerson Ávila, técnico da Seleção Sub-17, e Marquinhos Santos, da Sub-15, fazem parte agora do quadro de funcionários da entidade. Eles já se desligaram de seus clubes, o Cruzeiro e o Coritiba, respectivamente, e começam a trabalhar desde já.

                                                
Conhecí o Emerson (foto acima, à esquerda, Marquinhos à direita) durante estágio no Cruzeiro em 2002 
A notícia principal, realmente inovadora, é o anúncio do  Seminário Nacional de Categorias de Base na Granja Comary, em Teresópolis, entre os dias 25 e 27 de abril.

Com o intuito de melhorar cada vez mais o trabalho desenvolvido nas categorias de base do futebol brasileiro, a CBF promove entre os dias 25 e 27 de abril, na Granja Comary, o I Seminário Nacional de Categoria de Base.


Para o evento foram convocados todos os coordenadores de base dos times das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O objetivo desse encontro de três dias é debater assuntos sobre a formação de jogadores, a metodologia de trabalho na base e o futuro do futebol brasileiro.

- Esse primeiro encontro será para discutir alguns temas específicos sobre o futebol de base no Brasil. Tenho certeza de que será muito produtivo - disse Ney Franco, coordenador das divisões de base da CBF.

No encontro, cada coordenador indicará um treinador de seu clube para participar do próximo seminário, dessa vez só com técnicos, que será futuramente marcado.

REVELAÇÕES DO RN

Não me contive, e busquei na memória, desde que acompanho o nosso futebol, os talentos surgidos na
terrinha, "por geração espontânea",  haja vista a baixa capacidade dos clubes em investir na formação.

Inicio com MARINHO CHAGAS, o maior deles. Cito Vasconcelos, um meia pernambucano revelado no Riachuelo, projetado no Alecrim, brilhou no Clube Náutico Capibaribe, Palmeiras e futebo chileno.
O zaguerio macaibense DJALMA, ídolo no Sport Recife, chegando até o Corinthians Paulista.
O parnamirinense REINALDO, campeão do mundo no Flamengo, vestiu também as camisas do Santos,
Internacional, Náutico e Vila Nova. SÉRGIO POTY, cria do bairro das Rocas, chegou a seleção brasileira sub 20, cobiçados por Vasco, Fluminense e Botafogo/RJ. O Mossoroense NONATO, alcançou a seleção brasileira principal, imortalizado no time do Cruzeiro de todos os tempos. SOUZA, craque de Itajá, também convocado para a seleção brasileira, marcou época no Corinthians. WALLYSSON, de Mangabeira, artilheiro da Libertadores 2011.

O RN precisa voltar a colocar seus talentos no primeiro escalão do futebol brasileiro.




Nenhum comentário: