quinta-feira, 30 de julho de 2009

NOITE DE MACUNAÍMA

O confronto de ABC x Associação de Portuguesa de Desportos, prevista para esta sexta-feira , pela primeira vez no Frasqueirão, remeteu-me agradáveis lembranças.

Em 1977, aos dezesseis anos, presenciei das arquibancadas do Castelão, emocionante vitória.

A Lusa do Canindé tinha uma forte equipe, mas não resistiu a força do ABC que fazia sua segunda partida em casa, após estrear vencendo.

Casa cheia, jogo duríssimo (como deve ocorrer amanhã), tudo encaminhava-se para um zero a zero.

Eis que ao final do segundo tempo, um feioso baixinho de canela finas, vestindo a camisa onze, desferiu um “canhão” de fora da área e balançou as redes da trave do placar.

Noé , um ponta-esquerda da Portuguesa/RJ, sempre aparecia nas seleções das rodadas no campeonato Carioca nos meados dos anos setenta. E olhem que o Rio de Janeiro abrigava uma constelação de craques da seleção brasileira.

O ABC foi buscá-lo em 1975, após ter sido pretendido também pelo América/RN.

Ao chegar em Natal, “virou” Noé Soares, pois o Mais querido tinha na direita o Noé
Silva, vindo do Ferroviário/CE.

O saudoso Souza Silva, repórter de rádio, ao ver a “feiúra” do novato , indagou se era filho Grande Otelo, feio e talentoso ator. Imediatamente passou a congnominá-lo de MACUNAÍMA, famoso personagem de Mário de Andrade, representado por Otelo.

Campeão em 1976, integrava o ataque “Dois Noés e Dois Zé Carlos no time da COCADA de João Avelino” .

Já Ídolo da Frasqueira, virou o MACÚ, passando a atuar na meia-cancha, sua vocação,
Pois fazia o “terceiro homem”, nos tempos de ponta.

Em 1978, Dr. ,José Nilson de Sá, reformulou a equipe do ABC, subindo uma promissora garotada. O gloeiro Hélio Show, o zagueiro Claúdio Oliveira e a histórica
Meia-cancha, Baltazar, Macú e Danilo, formaram a espinha dorsal que dava a sutentação a garotada (Dão, Domicio,Joel celestino,Noronha, Tinho, Jonas e Berg). O ABC ganhou o campeonato em cima do forte time do América.

TAMBÈM VENCEMOS EM 1972

Naquele Brasileiro, um 2 x 1 sobre a Lusa, também proporcionou o segundo triunfo do
ABC.

Nenhum comentário: