quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O MATUTAO E O CARTAO AMARELO

Nos domingos da minha infancia, a leitura da pagina de esportes do POTI, era obrigatoria. Os inumeros jogos listados por todo o estado chamava atencao. O campeonato do Interior revelou talentos como o goleiro Salvino, multicampeao pelo Fortaleza. O America aproveitou varios talentos da seleçao de Pau dos Ferros, um dos primeiros campeoes.
Anos depois, até o já consagrado Marinho Chagas, chegou a jogar pelo Sao Sebastiao de Nova Cruz. Recrutar bons valores do interior, um dos objetivos da Copa Metropolitana Sub 23, ora em disputa, busca resgatar o valor do nosso futebol.

Em 1970, a FIFA criou o cartao amarelo para facilitar a comunicaçao entre atletas e arbitros apos varios problemas na Copa 66.
Em 1972, o genial Everaldo Lopes, criou com o jovem cartunista Edmar Viana, o cartao amarelo, quadro marcante em nossa imprensa esportiva.
O campeonato brasileiro chegou a ter mais de quarenta clubes nos anos seguintes e o Cartao exibia o pau de sebo, registrando o sobe e desce dos clubes na classificacao

Tenho todos os livros do professor, autogragados por ele, memoria viva do futebol potiguar.

Nenhum comentário: