A equipe Sub-17 do Mais Querido fez a sua estreia no Campeonato Estadual da categoria na manhã deste sábado (6) e começou muito bem. Jogando no estádio Juvenal Lamartine, o Alvinegro enfrentou a Asseplan e venceu por 3 a 0. Os gols da vitória abecedista foram marcados por Marlon, Josias e Erick.
O treinador Gilmar Oliveira escalou o time alvinegro com: Biro, Ayllan, Rafael, Vinicius e Hudson (Bernardo), Jardel, Marlon, Ítalo e Marcone (Erick), Josias (Leozinho) e Douglas (Diego).
O Clube do Povo somou os três primeiros pontos na competição e agora se prepara para o segundo compromisso no Estadual, no próximo sábado (13), às 13h45, contra o Comercial, novamente no estádio Juvenal Lamartine
DIA MUNDIAL DA SAÚDE
* Entrada franca.
BASE
Transcrevo abaixo, matéira do Diário do Nordeste.
Visando a retornos a longo prazo, com um trabalho de base, Ceará e Fortaleza focam nos centros de treinamentos
Às vésperas do centenário do Ceará Sporting Club, a atual gestão do alvinegro pode estar dando um grande passo em prol da expansão e do desenvolvimento das suas categorias de base. Em processo de compra do Centro de Treinamento Esportivo do Nordeste (Ceten), localizado em Itaitinga, a diretoria do Ceará acredita que os trabalhos com a base ganharão um caráter mais profissional.
Às vésperas do centenário do Ceará Sporting Club, a atual gestão do alvinegro pode estar dando um grande passo em prol da expansão e do desenvolvimento das suas categorias de base. Em processo de compra do Centro de Treinamento Esportivo do Nordeste (Ceten), localizado em Itaitinga, a diretoria do Ceará acredita que os trabalhos com a base ganharão um caráter mais profissional.
Com proposta similar à do arquirrival, o Fortaleza inaugurava, há três anos, o Centro de Treinamento Ribamar Bezerra, em Maracanaú. De lá para cá, o tricolor tem procurado aproveitar o espaço, mas ainda luta com alguns contratempos para explorá-lo ao máximo.
Os dois concordam que chegou a hora de se desenvolver a partir do próprio quintal de casa.
Fortaleza já possui um CT há três anos para abrigar atletas da base Foto: Waleska Santiago
"Qualquer clube de futebol que entenda que precisa crescer e revelar novos talentos sabe que, para isso, é necessário um CT. Então, acredito que com a compra do Ceten, nós poderemos ampliar os trabalhos com a base, que é o futuro de um clube", declara o vice-presidente do Ceará, Robinson de Castro.
"Atualmente, o CT é utilizado pelas categorias de base para treinamento durante o período da tarde, mas temos um projeto, a médio, longo prazo, que visa a sua utilização em tempo integral, além de servir para alojamento dos garotos que vêm de outros lugares", conta o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Leão, Adailton Campelo.
Tradicionalmente conhecido pelo seu trabalho com a base, hoje, o Fortaleza trabalha 105 jogadores nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-20. Nos últimos anos, alguns jovens talentos ganharam espaço no profissional. Esse é o caso do meia Edinho, de 17 anos, que acaba de subir para o time de cima.
"A revelação de novos valores é o resultado tão aguardado. Esses garotos tanto poderão fazer parte da nossa equipe profissional, como poderão ser negociados para que, com o dinheiro arrecadado, possamos investir no CT para custear nossas despesas", completa Campelo.
Além disso, com a aquisição de um CT, os clubes deixam de ser reféns de gastos extras com a locação de espaços. "É fundamental para a sobrevivência de qualquer clube que ele possua sua própria estrutura", declara o dirigente tricolor.
Já Robinson explica que uma outra vantagem é que o clube pode investir sem o risco de contrair dívidas. "Não vai haver alteração no orçamento, pois todos os custos que teríamos de locação serão investidos em manutenção do Ceten", lembra.
Burocracia
Porém, diante da burocracia envolvida nesse tipo de negócio, a diretoria do Ceará acredita que ainda vai demorar um pouco para o time ter seu CT à disposição. "Ainda faremos um estudo mais aprofundado de certidões e de outros documentos. Com isso, o contrato deve ser assinado até junho e, como deverá haver um processo de transição - devido às parcerias mantidas entre o Ceten e outros sócios -, até setembro, tudo deverá se acertar".
Íkara RodriguesRepórter
Nenhum comentário:
Postar um comentário