segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ANOS DOURADOS

A grande presença de público registrada no Frasqueirão sábado passado, no primeiro coletivo  do ano, ratifica
a fase de OURO do Mais Querido. Torcedores de longa data como seu Airton, Babal, Chico e sua contagiante batucada lá estavam. O presidente Rubens Guilherme e o vice de Futebol, também.
O depto. de preparação física ganhou um refroço de OURO, o Prof. Marcelo Henrique, ex-atleta do ABC e
filho do ex-lateral Otávio (este campeão em 70), integra o timaço de pratas-da-casa, comandados pelo primo
prof. Flavio Paiva.
O prof. Leandro Campos inicou o treinamento com o time de OURO que ganhou o Brasileiro, apenas com
a entrada do lateral TOTONHO. 
Esta coluna é radicalemnte a favor que a estrela a ser inserida no glorioso distintivo do Multicampeão seja de OURO, visto que representa o primeiro lugar no pódio.
O primeiro jogo do ano, é mais um GOL DE PLACA do NOVO ABC. Trata-se de amistoso internacional.
Não importa-se o RIVER que enfrentaremos não é o de OURO.
O RIVER PLATE de OURO é o Argentino, cujo nome deve-se a enorme influencia do futebol inglês, no inicio do séc. XX. O RIVER PLATE  encantou o mundo nos anos quarenta, conhecido ,undialmente como LA MÁQUINA, comandado pelo craque LABRUNA. O RIVER PLATE é propiretário do maior
estádio de Buenos Aires, o Monumental de Nuñez. Nos anos setenta, junto com outros adolescentes do meu
bairro, montamos um time com o glorioso nome.
Do  RIVER PLATE do Uruguai, tenho poucas informações, mas deve ser uma equipe qualificada, visto que
jogará também diante do Atletico-MG nos próximos dias. Digamos ser um RIVER PLATE de PRATA.
Não importa, o ABC é de OURO e como a 1a. Vez a gente nunca esquece recordo-me um amistos internacional de 1971, quando o ABC enfrentou o Alianza de Lima, base da seleção Peruana que brilhara na Copa 70. A partida acabou 1 x 1 e o baxinho Erivan defendeu um pênalti cobrado pelo Perico León, astro Coritniano.
Voltando a falar em RIVER e Metais, encontramos um  RIVER PLATE de bronze, campeão sergipano
que disputará a Copa do Brasil 2011.



PREVISÕES 2011

A coluna já acertou duas. Nosso rival, foi goleado na Copa SP e a "demolição" do Machadão já sofreu novo adiamento. Sobre a Copinha, registramos que o ABC é o único clube do RN que não sofreu goleadas participando da competição. Merecem aplausos a atuação do atacante Dayvisson (não o conhecia) do América-RN. Alan, zagueiro rubro é cria do Projeto Academia de Craques, como o Xerifão Richardson
camisa 3 do Desportivo Brasil, que eliminou o Corintians (maior vencedor da Copa SP).

Richardson (foto do jogo de ontem, de costas camisa 3, branca) tem futuro brilhante, é filho de Tiê ex-lateral formado no ABC. Ainda na Copa SP, o Palmeiras também foi eliminado e os baianos Ba-Vi avançram para a 3a. fase.



OURO DA CASA

Trascrevo e-mail que recebi do ilustre Dr. Moaci Gomes, arquiteto do Machadão sobre o palpitante assunto,
tão bem esclarecido por ele no brilhante programa Xeque Mate reexibido pela TVU na última 6a. feira.

"O Governo finge que está interessado em trazer a Copa para Natal, mas na verdade lhe interessa apenas é o "negócio da arena".  No Jornal de WM de hoje. sob o título de Pérola: " Do secretário Demetrio Torres, homem-forte do governo Rosalba para assuntos da Copa do Mundo de 2014: Esta é uma arena multiuso em que eventualmente se jogará futebol." Trocado em miúdos, vão demolir um estádio onde se joga futebol não apenas eventualmente e no seu lugar vão fazer uma arena para shows internacionais, não para o povão e sim para os milionários sócios da CBF/FIFA/GOVERNO. Venho alertando ao povo de Natal que vamos terminar sem Machadão, sem Machadinho, sem Copa e com uma dívida que iremos pagar por vinte anos. O pior é que esse crime conta com a cumplicidade silenciosa da Federação Norteriograndense de futebol e  dos clubes filiados, por isso venho dizendo que isto será o fim do futebol do estado, e, ainda mais, é sabido que este secretário há alguns meses atrás era favorável ao aproveitamento do Machadão para a Copa. 
Na realidade, a grande solução seria uma Ação Popular na justiça.

Um forte abraço de Moacyr Gomes
   

Um comentário:

Lauro Duarte disse...

SOU TAMBÉM ABC. FUI O PRIMEIRO; EU ESCREVO, O PRIMEIRO TORCEDOR A SUBIR AS ARQUIBANCADAS DO ESTÁDIO CASTELÃO, NO DIA 04 DE JUNHO DE 1972, ÀS 13h00, COM MUMA ENORME BANDEIRA DO ABC (A ÚNICA, POR SINAL) SENDO, INCLUSIVE, ALVO DE UMA REPORTAGEM DO MÁRIO DOURADO DA RÁDIO CABUGI. NÃO CONCORDO COM AS PESSOAS, ARQUITETOS, ADVOGADOS, JORNALISTAS, ETC., QUE SÃO CONTRA A DERRUBADA DO CASTELÃO (PRÁ MIM CONTINUA SENDO CASTELÃO). ESTAMOS ATRASADOS QUASE DOIS ANOS DESSA DERRUBADA, ISSO SE QUISERMOS TER A SUB-SEDE DA COPA 2014 AQUI NA NOSSA CIDADE. O DEMOLIDÃO JÁ DEVERIA TER IDO A "PIQUE" HÁ MUITO TEMPO !.