quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CONQUISTAR O INTERIOR

Os grandes clubes do Nordeste, enfrentam a concorrência da grande mídia que prioriza a visibiidade dos

clubes cariocas e Paulistas. Anos passados, ABC cogitou a criação de núcleos para formação de atletas e torcedores. Não chegou a iniciar o Projeto.
A "invasão" dos cariocas e Paulistas é um fato que também ocorre em outras regiões. Vale a pena registrar, e seguir o exemplo dos Paranaenses :

"Fórmula do paranaense 2011 permite que times viagem pelo estado


Pela primeira vez neste século, a fórmula do Campeonato Paranaense de 2011 vai permitir que a dupla Atletiba atue em todas as cidades do interior que têm clubes na primeira divisão estadual. Por isso, Atlético e Coritiba veem na disputa a oportunidade de ampliar suas torcidas no Paraná e reverter o quadro apontado por recentes pesquisas, que mostram que o Corinthians paulista é o clube que tem a maior simpatia dos paranaenses, com 12,5% da preferência, contra 9,6% dos atleticanos e 7,5% dos coritibanos.

Para o diretor de futebol da Federação Paranaense de Futebol, Amilton Stival, quando a fórmula do Paranaense 2011 foi elaborada, a intenção foi exatamente a de permitir que os dois principais clubes do Estado pudessem se mostrar no interior. “A expectativa é de que o quadro atual, onde clubes de São Paulo e do Rio Grande do Sul têm a simpatia da torcida do interior, seja revertido. A ideia é justamente interiorizar as equipes da capital”, disse o dirigente.

Segundo o diretor de marketing do Atlético, Paulo César Verardi, a meta de ampliar a torcida do clube no interior paranaense só será alcançada se o time tiver boas atuações em campo. “Nossa preocupação será realizar atuações que convençam o torcedor do interior a se sentir atraído pelo Atlético. Depois entra o marketing, para manter a torcida que nós já temos no interior e trabalhar no crescimento dela. Em termos de branding, a fórmula do Campeonato Paranaense será importante”, avalia.

Já o Coritiba pretende utilizar a experiência que teve em Joinville, quando cumpriu a punição imposta pelo STJD, para difundir a marca no interior do Paraná. “Temos um case de sucesso recente, que é Joinville. Realizamos um bom trabalho, a ponto de hoje a cidade catarinense ser a terceira no país em visitação do nosso site oficial. Ou seja, cativamos os joinvilenses. A partir daí, partirá nossa ação de marketing para o interior”, diz Oliver Seitz, diretor de marketing do clube.

O estadual de 2011 permitirá que Atlético e Coritiba joguem em Paranaguá, no litoral do Estado, e em Ponta Grossa, Irati, Apucarana, Arapongas, Cianorte, Paranavaí e Cascavel. A resistência maior à dupla está nas cidades do Norte (Apucarana e Arapongas), do Noroeste (Cianorte e Paranavaí) e do Oeste (Cascavel), onde é maior a influência de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos – no caso de Norte e Noroeste – e da dupla Gre-Nal – no caso do Oeste."
Fonte:Futebol PR

MARKETING

I Seminário Internacional de Marketing e Negócios do Esporte


Local: Centro de Convenções – Recife/PE

Dia 22 de novembro

Preço sob consulta no site www.planejasolucoes.com.br ou

pelo telefone 3221-437


TORNEIO DO POVO

Pituaçu lotada, reviveu nesta terça, um Bahia x Coritiba. Lembranças do antigo Torneio.

   Tradicional Torneio realizado no auge da ditadura militar. Conhecido como "Torneio do Povo", reuniu em sua primeira edição Corinthians, Flamengo, Internacional e Atlético Mineiro, os clubes de maior torcida em seus estados e no Brasil.
Na edição de 1972 o Bahia juntou-se aos mesmos e em sua última edição, em 1973, o Coritiba.Seu nome oficial era "Torneio General Emílio Garrastazu Médici", presidente da República do Brasil.
Por conta do título conquistado em 1973, o Coritiba, passou a se auto-intitular "campeão do povo" na letra de seu hino.
Eis os campeões e vice das três edições :
1971 - Campeão - Corinthians, Inter, vice
1972 - Flamengo, campeão, vice Atletico-MG
1973 - Campeão Coritiba, vice Bahia

EDU CHIQUITA

Muito temse falado no bom jogador do Salgueiro, que não "luziu"  atuando pelo Potiguar-M. Andou por clubes do Piaui e Ceará, apenas agora consegue algum destaque.
 
PICO DO CABUGI
A foto que ilustra este GP, ma região Central do RN. crédito de Walter Leite.

Nenhum comentário: