sábado, 2 de junho de 2018

BUSCAR O G 2

A boa campanha do ABC o credencia a tentar alcançar os dois primeiros lugares do grupo, trazendo para o frasqueirao o 2o. Jogo das quartas de finais, que define o acesso. As vezes que subimos, decidir em casa foi fundamental.
Importante passo para o objetivo eh um triunfo diante do tradicionalissimo alvirrubro da avenida Rosa e Silva, o unico hexacampeao Pernambucano. O timbu cultiva a frase, Hexa eh Luxo, alusao as conquista de 1968.
Ja passaram 50 anos, e o timaço do Alecrim, campeao invicto de 68, acabou com a banca do Nautico, aplicando 2 x 0. Surgia o slogan Derrubador de campeoes do periquito da AV 2. Estava no JL naquela tarde. Inesquecivel o time alviverde campeao : Eliezer, LuiInho, Miro csra de Jaca, Candido e Anchieta; Waldimiro e Pedrinho; Zeze; Elson, Icario e Burunga.
Os pernambucanos venceram o ABC duas vezes em Natal nos anos 70. Em ambas oportunidades beneficiado por atuaçoes desastrosas de nossos goleiros.
1972, serie A, O ABC vinha de uma brilhante vitoria diante do Santa Cruz no domingo anterior. Nao fui ao castelao naquela noite de 4a. Feira de frangos de Tiao Borboleta e trea gola do lateral direito Borges. Nautico 4 x 3.
Estava presente em 1975, na abertura do torneio pentagonal, comemorando a concludao das marquises do poema de concreto. Avalanche de frangos do goleiro Norival. O que salvou aquela tarde na derrota de 5 x 2 foi o gol de placa do maestro Danilo Menezes, um petardo de fora da area, no gol de placar. O gigante goleiro Neneca nada pode fazer. O golaço foi o momentaneo empate de 1 x 1, placar do confronto pelo Brasileirao 76, jogo que nao pude comparecer. Naquela tarde estava no campo da UFRN, jogando meu primeiro JERNS.  Vestia a camisa tres da equipe infantil do Instituto Sagrada Familia, treinada pelo professor Rosemiro.
Grandes atletas vestiram a camisa de ABC e Nautico.
Em 70, o capitao Edson chegava para comandar a zaga do ABC. Seria Tetra. Outro paraibano, o campinense Correa foi titular com a 10 em 1970.
Naquele ano, ao negociar o artilheiro Petinha com o Nautico, o ABC enviou Marinho Chagas , que viria a integrar o Nautico do seculo, de contra peso e trouxe os jovens atacantes Soares e Edvaldo. Este seria o artilheiro do Bi em 71.

Na campanha do Brasileirao 77, o tecnico Waldemar Carabina trouxe o ponta Gilvan e o consagrado lateral França que estiveram muito bem.
Centro avante Jonas veio no ano seguinte e brilhou na conquista do titulo.

O zagueirao Romildo e o atacante Reinaldo foram outros potiguares que brilharam no Timbu.

O Nautico foi o primeiro pernambucano a jogar a Taca Libertadores e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, precursor do Brasileirao.

Encerro aguardando todos no frasqueirao para outra grande vitoria. Classico nordestino começa as 16 hs.

Nenhum comentário: