domingo, 22 de novembro de 2015

SALVO UM MAIS QUERIDO

O Santa Cruz pode servir de um bom exemplo para o ABC. Destroçado, ardeu no inferno da série D, mas teve forças para ressurgir e voltar a elite do futebol brasileiro. Centenário, fundado em 1914, recorreu as suas raízes populares para recuperar o terreno perdido.

O Santa Cruz foi adversário do ABC no primeiro jogo interestadual de um clube potiguar. Em sua rica história, destaco a excursão fantasma ao Norte do País, onde vário atletas faleceram ao contrair doenças.

O super campeonato de 1957 e 1976. O Pentacampeonato de 1969/73. Nada comparável a terceira colocação no Brasileiro de 1975. Na semifinal, o tricolor foi derrotado pelo Cruzeiro (2x3), com o Arruda lotado. Vale relembrar a formação das equipes :

Santa Cruz - Jair, Carlos Alberto Barbosa (alcançou a seleção brasileira), Lula Pereira, Levir Culpi e Pedrinho;  Givanildo Oliveira e Carlos Alberto; Fumanchu, Volnei, Ramon e Pio.

Crzueiro - Raul, Nelinho, Morias, Darci Menezes e Vanderlei. Piaza e Zé Carlos. Eduardo Amorim, Roberto Batata, Palhinha e Joãzinho.

Observem que vários protagonistas daquela tarde, tornaram-se renomados técnicos.

Givanildo Oliveira, viria a ser o rei do acesso e ontem novamente guindou um clube a série A. Giva, tem rica história também no ABC. Em 1991, montou um timaço e o fatídico jogo da Curuzu e Manoel Serapião surrupiaram o sonho do acesso. Em 2012 salvou o ABC do rebaixamento, a continuidade poderia conduzir o clube a elite, mas o descrédito da diretoria o fez entregar o boné.  

Outro Mais querido, o VIla Nova/GO conquistou um brasileiro ontem, a série C. A capital goiana pode ter três clubes na série B em 2016, caso confirme-se a queda do Goiás. Goiânia é a única capital fora do eixo Rio/SP com quatro grandes clubes. Além dos citados, o tradicionalíssimo, alvinegro, Goiânia.    

Nenhum comentário: