sábado, 4 de dezembro de 2010

RUMO A LIBERTADORES !!


Muito rentável  e de grande visibilidade a Copa do Brasil deve merecer especial atenção do ABC.
Sem a estrutura que hoje dispomos chegamos às 4as. de finais em 2000. Ciricúma e Sport Recife,
ambos na atualmente na série B, Santo André rebaixadoa para série C, Juventude que caiu para a D  e Paulista de Jundiaí,  hoje fora de série, já conquistaram a competição.
Sport, Ceará e Brasiliense já foram vice.

A CBF deve divulgar a tabela até o próximo dia dezesseis. Eis os clubes com vaga assegurada.
 
Acre - Rio Branco

Alagoas - Murici e ASA

Amapá - Trem

Amazonas - Penarol e Fast Clube

Bahia - Vitória e Bahia

Ceará - Ceará, Fortaleza e Horizonte

Distrito Federal - Ceilândia e Brasiliense

Espírito Santo - Rio Branco e Vitória

Goiás - Atlético Goianiense, Goiás* e Santa Helena

Maranhão - Iape e Sampaio Corrêa

Mato Grosso - União Rondonópolis e Cuiabá

Mato Grosso do Sul - Comercial e Naviraíense

Minas Gerais - Atlético Mineiro, Ipatinga e Uberaba

Pará - Paysandu e Águia

Paraíba - Treze e Botafogo

Paraná - Coritiba, Atlético Paranaense, Paraná e Iraty

Pernambuco - Santa Cruz, Sport e Náutico

Piauí - Comercial e Barras

Rio de Janeiro - Flamengo, Vasco, Botafogo* e Bangu

Rio Grande do Norte - ABC e Corinthians de Caicó

Rio Grande do Sul - Grêmio*, Caxias e Ypiranga

Rondônia - Vilhena

Roraima - Baré

São Paulo - Santo André, Grêmio Prudente, Paulista, Guarani, Ponte Preta, Palmeiras, Portuguesa e São Paulo

Santa Catarina - Avaí e Brusque

Sergipe - River Plate e São Domingos

Tocantins – Gurupi

* Serão substituídos caso obtenham vaga para a Libertdores.

MAIS QUE UM TIME

Barcelona 5 x 0 Real Madrid, o fato marcante da semana. Trasncrevo a excelente coluna do Tostão.

  Na Copa de 1958, o ponta-esquerda Zagallo já sabia que um time não podia ter menos de três jogadores para marcar no meio-campo. Quando o Brasil perdia a bola, Zagallo voltava para marcar ao lado de Zito e Didi. O mesmo ocorreu em 1962. No Mundial de 1970, Rivellino foi o Zagallo das copas de 1958 e 1962.


Hoje, a maioria das equipes marca com cinco no meio. Só o centroavante fica fixo na frente. Quando recuperam a bola, três dos cinco avançam. Ficam dois volantes recuados e quatro na frente. Outros times jogam com dois atacantes e quatro no meio (dois volantes e um armador de cada lado). Quando tomam a bola, os armadores avançam, geralmente pelas pontas.

Como o Barcelona marca mais à frente, os três mais adiantados não precisam voltar para marcar no próprio campo. Quando recuperam a bola, dois dos três armadores chegam também ao ataque. Fica só um volante mais recuado, e os outros cinco na frente.

O Barcelona, por marcar por pressão, ter Messi, armadores que tocam muito bem a bola e que avançam, e três atacantes que se movimentam por todos os lados, dão passes e fazem gols, não precisa ter um centroavante fixo.

Diferentemente do Barcelona, que impõe seu estilo em qualquer gramado, o Real prefere, como todos os outros grandes times do mundo, deixar dois volantes recuados e marcar mais atrás para contra-atacar.

Apesar do futebol bonito e eficiente, os técnicos não adotam o estilo do Barcelona. Devem achar que o Barça é um ET, um futebol à parte. Os treinadores morrem de medo de dar o contra-ataque para o adversário. Não gostam também de ficar com a bola.

Antes da goleada por 5 x 0 do Barça, a maioria da imprensa brasileira achava que o Real tinha mais chances, por causa de Mourinho. É a supervalorização dos treinadores. O tão badalado sistema defensivo da Inter, que eliminou o Barcelona no ano passado, pela Liga dos Campeões, foi o mesmo adotado pelos outros times que foram goleados pelo Barcelona. A principal diferença estava na qualidade dos defensores da Inter.

Dizem que 400 milhões de pessoas viram a partida entre Barcelona e Real Madrid. Mesmo assim, o Barcelona não saiu da rotina. Os jogadores almoçaram em casa e foram para o estádio duas horas antes do jogo.

O Barça, por ter a maioria dos jogadores formados em casa, por pagar para ter o nome da Unicef na camisa e por jogar bonito e com eficiência, é mais que um time.

Nenhum comentário: