quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ABC NO SERTÃO


Pela primeira vez o Mais Querido jogará em Salgueiro/PE, próxima de outras cidades médias do interior nordestino, como Petrolina - PE, Juazeiro - BA, Juazeiro do Norte - CE e Feira de Santana/BA.


No cruzamento das BRs 232 e 116, o município de Salgueiro está no coração do Nordeste, tendo uma localização estratégica do ponto de vista logístico. Com fácil acesso e equidistante da maioria das capitais nordestinas, média de 596 km , à exceção de São Luís, Maranhão, que fica a 1.078 km, e a apenas 530 km do Recife, Porto de Suape e rota da Ferrovia Transnordestina.

Salgueiro tem como atividades econômicas predominantes a agricultura  e o comércio varejista.Os principais produtos agrícolas de Salgueiro são: cebola, algodão herbáceo, milho, banana, feijão, arroz, tomate e manga. O artesanato também tem potencialidade de desenvolvimento econômico no município. O município de Salgueiro faz parte do Sertão Central, na Mesorregião do Sertão Pernambucano, com uma área de 9.183,1 km², que corresponde a 9,28% do território estadual. A economia está voltada para a agricultura de subsistência e a agropecuária extensiva, onde se destaca a caprinocultura e a avicultura. Além de Salgueiro, mais cinco municípios compõem a Região de Desenvolvimento do Sertão Central, são eles: Cedro, Verdejante, Parnamirim, Terra Nova e Serrita.


Salgueiro é a terra da Limão com Mel e da Gatinha Manhosa, bandas de Forró Eletrônicas conhecida nacionalmente com shows em todo o território nacional. Outros nomes importantes do forró que residem ou nasceram na cidade são Zezito Doceiro, Val Xavier, Os Três do Cariri, Epitácio Pessoa, além de vários sanfoneiros populares, que tocam a versão de oito baixos do instrumento, mais conhecida como pé-de-bode.

Salgueiro Atlético Clube é o time de futebol da cidade, mais conhecido como o Carcará do Sertão, ele vem se firmando em Pernambuco, dsipuando a série C desde 2008.

O cidadão Salgueirense Manoel Tobias é considerado um dos maiores jogadores da história do futsal. Conquistou diversos títulos tanto pelos clubes que jogou como pela seleção brasileira.


                                  O estádio Salgueirão tem capacidade para 5.000 espectadores.

Nenhum comentário: