terça-feira, 10 de novembro de 2009

A DOR DA FRASQUEIRA

Ah, quantas lágrimas eu tenho derramado
Só em saber que não posso mais
reviver o meu passado,
Eu vivia cheio de esperança,
e de alegria, eu cantava, eu sorria.
Mas hoje em dia eu não tenho mais,
A alegria dos temos atrás.

Só melancolia os meus olhos trazem,
Ai quanta saudade a lembrança traz,
se houvesse retrocesso na idade,
Eu não teria saudade da minha mocidade...

Infelizmente consumou-se todas as previsões. No dia do aniversário do clube, em Junho último, já mostrávamos nossa preocupação "FELIZ ANIVERSÁRIO TAMBÉM EM 2010" era o título
deste GOL DE PLACA. Preferia imensamente estar enganado.

A letra de Manassés, que abre este GOL DE PLACA, não sai da minha cabeça, imaginando
o lamento da nossa imensa torcida. O rebaixamento foi trágico sob todos os aspectos.

A dor maior é constatar a redução da importancia do clube no cenário regional e nacional.

Busquei na memória nossas participações em competições interestaduais oficiais.

Já representávamos o RN na primeira Taça Brasil em 1959. Nos anos sessenta ficamos de fora em apenas três edições, até a extinção da referida competição, substituída pelo Nordestão,
onde também marcamos presença.

A década de 1970, trouxe o Campeonato Nacional de Clubes (1a. divisão), onde estreamos em 1972, excursinamos a Europa em 1973, retornamos ao Nacional em 1976, classificamos para a segunda fase em 1977, encerramos participando em 78/79.

Em 1980/81 estávamos na Taça de Prata. Em 1984 e 1985, disputamos a Taça de Ouro (elite).

Nos anos noventa disputamos várias Copas do Brasil, e series B do Brasileiro.

Este novo milênio sinalizou nosso declínio. Rebaixamento a série C em 2001, vários anos
fora de série, rapidíssimo passeio pela série B em 2008 e 2009. Bi- Rebaixamento para a série C

O que estão fazendo com o futebol do clube mais popular do estado ? É duro para quem cresceu vendo o ABC enfrentar de igual para igual, sem ser derrotado seleções européias como União Soviética e Romênia, derrotar o vice-campeão e empatar com o campeão brasileiro de 1972,.
Colocar um craque na galeria da Bola de Prata do Placar.

É preciso um BASTA !! Não dá para aturar o ABC marcar um gol de empate em partida decisiva
e os atletas não comemorarem. Acostumei-me a ver "pilhas" de camisas alvinegras em gols
de qualquer categoria.

Nos anos setenta o ABC jogava para públicos acima de quarenta mil pessoas, ao contrário da
média bem inferior a dez mil desta famigerada série B. O ABC não é este arremedo que estamos
assistindo. Chega !!!!!!!!

Um comentário:

Igor disse...

Caro CaRLOS MAGNO,me desculpe a sinceridade e como aqui é um espaço democratico tenho a dizer que voce ficar recordadno coisas do fundo do baú,tipo taça de prata,excursoes nos anos 70,e por aí a fora,nao,isto serve ate de chacota pra quem lê isto,pelo amor de Deus,vamos ser realistas somos apenas aqui e só,inexpressibilidade total no cenario nacional,vamos pensar grande mas nao usando estes argumentos pífios de 30 anos ou mais atras.Desculpe me minha opiniao, um abraço a todos